Insatisfeitos, jogadores do Uruguai teriam cobrado Bielsa antes de decisão contra a Espanha, diz rádio
26 Jun, 2026
O clima nos bastidores da Seleção Uruguaia ganhou repercussão antes do jogo decisivo contra a Espanha, nesta sexta-feira (26), às 21h, no horário de Brasília, pela última rodada do Grupo H da Copa do Mundo de 2026. Segundo informações divulgadas pela rádio uruguaia Espectador Deportes, um grupo de jogadores teria procurado o técnico Marcelo Bielsa para demonstrar insatisfação com a metodologia de trabalho adotada durante a preparação para o Mundial. De acordo com a publicação, o grupo seria formado por Federico Valverde, do Real Madrid, Sergio Rochet, do Internacional, Manuel Ugarte, do Manchester United, e Rodrigo Bentancur, do Tottenham. Os atletas teriam reclamado da carga de treinos e relacionado o desgaste físico ao número de lesões no elenco. Além das queixas sobre a preparação, os jogadores também teriam pedido uma mudança no plano de jogo para enfrentar a Espanha. A ideia defendida pelo grupo, conforme a rádio, seria atuar com linhas mais baixas e explorar contra-ataques, em vez de manter a proposta de pressão e jogo mais agressivo associada ao trabalho de Bielsa. Ainda segundo a Espectador Deportes, Bielsa reagiu ao pedido com uma reunião geral com o elenco. No encontro, o treinador teria falado por 48 minutos sobre seu método de trabalho, sua visão de jogo e a situação interna da seleção. Durante a conversa, o técnico argentino teria dito que alguns jogadores tentaram tirá-lo do cargo após a decisão de não convocar Luis Suárez e de deixar Nahitan Nández fora da Copa do Mundo. Bielsa também teria citado nomes de atletas que, na avaliação dele, evoluíram durante sua passagem pela seleção uruguaia. O relato aponta que a reunião teve momentos de tensão. Alguns jogadores teriam deixado o encontro antes do fim, enquanto o zagueiro José María Giménez tentou conter a situação. O tema não foi abordado publicamente na entrevista coletiva de Marcelo Bielsa e Rodrigo Aguirre, realizada na quinta-feira (25), véspera da partida contra a Espanha. Até o momento, os jogadores citados, o treinador e a Associação Uruguaia de Futebol não se manifestaram oficialmente sobre o caso. A situação ocorre em meio a um cenário de pressão esportiva. O Uruguai empatou os dois primeiros jogos da Copa, contra Arábia Saudita e Cabo Verde, e precisa vencer a Espanha para avançar à fase eliminatória. O elenco também conviveu com problemas físicos durante a preparação e a disputa do torneio. Antes da partida decisiva, Bielsa já havia falado publicamente sobre lesões no grupo e defendido os protocolos médicos adotados pela comissão técnica. A Espanha, por outro lado, chega à última rodada classificada e na liderança do Grupo H. A equipe comandada por Luis de la Fuente enfrenta o Uruguai em um jogo que pode definir a permanência ou eliminação da seleção sul-americana no Mundial.